Menu

terça-feira, 23 de julho de 2013

Roma Primeiro Dia - Itália / Rom - Italy 1-4

Nossa viagem desta vez começou bem cedo, nosso voo partiu às 07:10 min de uma terça - feira, do aeroporto de Frankfurt Hahn, que é aonde opera a companhia aérea de baixo custo Ryanair. Isso tudo nos possibilitou uma chegada bem cedo na cidade de Roma. Chegamos ao hostel antes mesmo do meio-dia, o que nos rendeu a tarde livre já para caminhar por lá.


o trajeto do aeroporto até à cidade já dava uma ideia do que nos esperava.

O hostel sem dúvidas foi a pior parte da viagem. Foi o nosso primeiro contato com o povo romano, e deixou uma impressão estranha. Além de estar em um prédio velho e caindo aos pedaços, o atendimento foi péssimo (o que no mínimo deveria ser bom, por causa das péssimas condições do hostel). O banho ficava gelado de uma hora para outra, e sem contar que nunca tinha ninguém na recepção para atender. O único lado bom era a localização. Ele fica nas redondezas da estação Termini, que é a principal estação de trem e ônibus de Roma, e também fica a 10 min caminhando do Coliseu.

 Enquanto estávamos no avião, Rita e eu planejávamos os roteiros da viagem, e ficou decidido que se já no primeiro dia o tempo estivesse bom, nós iríamos para o Coliseu. Aqui na Europa não se pode perder as oportunidades quando o tempo está bom, tá certo que é verão, mas mesmo assim, o tempo aqui é muito maluco.


Então como o tempo estava bom, começamos pelo Coliseu. Fomos preparados para uma fila gigante, e estava, porém rápida. A entrada no Coliseu custa uns 12 euros, e ainda da direito a mais duas atrações, o Foro Romano e o Palatino. O Coliseu é enorme, e não tem como entrar nele e não se lembrar do filme Gladiador. Agente ficava imaginando quantas lutas, quantas mortes, quanta selvageria, e como o povo adorava isso. Era o futebol de hoje em dia, talvez um UFC pra macho hahahahahahaha. O bom mesmo seria contratar um guia para fazer um passeio legal por lá, mas isso é um pouco caro. Nós alugamos, lá mesmo, um áudio guia em português de Portugal, que ajuda a entender muito sobre o Coliseu e suas histórias. A visita nele não durou muito (menos do que eu imaginava) e ainda sobrou tempo para seguirmos para o Foro Romano, próxima atração, que é ao lado do Coliseu.
 





Entre o Foro Romano e o Coliseu esta o Arco de Constantino, que foi construído para comemorar a vitória do mesmo sobre Massenzio (na batalha da Ponte Milvio). Passando o arco e seguindo em direção ao Foro vimos uma cena inusitada, um casamento em frente ao Coliseu. Estavam presentes os noivos, os padrinhos, os pais e o fotografo. Não preciso dizer que isso atraiu dezenas de pessoas batendo fotos, e olhando para o casal, nós também paramos e batemos fotos.

 
 
 
Esta foto que a Rita tirou, ela até poderia cobrar deles, de tão boa que ficou. 
 




No Foro Romano, podemos ter uma ideia de como era a vida na Roma antiga. Vários templos que foram construídos naquela época ainda estão em pé, de alguns restaram apenas uns pilares por causa de um terremoto anos atrás (lá por 800 e alguma coisa). A principal rua do Foro é a Via Sacra, nela sempre após a vitória em uma guerra ,os generais desfilavam com o s soldados e mostravam ao povo os prisioneiros de guerra.

 









































Saindo do Foro, subimos algumas escadas e chegamos na Piazza do Campidoglio (piaza = praça). Nela tem três coisas legais. A primeira foi a escultura da Lupa que é uma loba que esta amamentando duas crianças. Essas crianças vem a ser, Romulo e Remo, e essa escultura nada mais é que o símbolo de Roma. Reza a lenda que Romulo e Remo são os fundadores de Roma. quando foram abandonados, acabaram sendo criados por uma loba.
 










A segunda coisa na piazza é a estátua equestre do imperador Marco Aurélio, toda esculpida em bronze, e fica bem no centro da praça.




A terceira, é a vista que se tem do Foro Romano. Esse é um jeito legal de ver, para quem não quer pagar para entrar lá. 







     escadarias da praça de Campidoglio

Após descer as escadarias da piazza do campidoglio, chegamos ao lado do Monumento a Vittorio Emanuelle II (que foi o primeiro rei da Itália).
Ali mesmo tinha uma barraquinha que vendia souvenirs do Colisseu, e etc... Lá descobrimos que no dia seguinte (quarta - feira) o Papa apareceria no Vaticano por volta das 09:00, e então ficou resolvido o nosso roteiro do dia seguinte, Ver o Papa.
Depois de admirar o Monumento a Vittorio Emanuelle, que é uma obra de arte incrível, e que parece um palácio. E também lógico, depois de tirar várias fotos, começamos a voltar para o hostel, pois já estava anoitecendo e no outro dia cedinho iriamos para o Vaticano ver, se o Papa é realmente pop. 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Muito bom!! Passear por Roma com meus amigos queridos!

    Quero a continuação!!

    ResponderExcluir
  2. Ola adorei suas dicas estou um pouco perdida que vou para Europa pretendo em fevereiro que minha filha esta de ferias mais eu nao entendo que um fala uma coisa outro fala outra na Europa em fevereiro e frio sou gaucha e o frio daqui por o que vi sao daqui do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá! Que legal que nossas dicas te ajudaram! Olha falei com uma amiga minha italiana e ela disse que em fevereiro é bem frio sim e ano passado (2012) chegou até a nevar...então aqui dizem que os meses mais frios são justamente janeiro e fevereiro...acho que tu deves comparar com os dias mais frios do nosso inverno no sul e talvez um pouco pior...mas não te preocupa que aqui na Europa não se sofre tanto com o frio pois dentro dos lugares, 100% deles é bem quentinho! Inclusive te aconselhamos a usar do efeito cebola, que é usar camdas e camadas de roupas pois dentro dos lugares é bem quente e aí tem que tirar tudo mesmo, senão sua! Bem, espero ter ajudado...nos avise se pudermos ajudar em mais alguma coisa!

      Excluir
  3. Em fevereiro quando termina o inverno ou ainda e muito frio ou como o nosso frio em fevereiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fevereiro não está perto do fim do inverno, o fim chega lá pelo fim de março...ano passado só em abril mesmo que o sol resolveu aparecer!

      Excluir