Menu

domingo, 26 de maio de 2013

Como fuinciona o Lixo na Alemanha

Este é um tópico que se tem bastante impacto ao chegar na Alemanha. Chegamos a pensar no início que é uma "frescura" além de ser muuuito chato ter que se preocupar que tipo de lixo é, onde deve ser armazenado, quando e porquê. Com o tempo se acostuma e se adere à ideia de que pensar em lixo é algo para o nosso próprio bem e poderia sim ser adotado em todos os lugares.

Como funciona o lixo na Alemanha:
O sistema de coleta de lixo aqui na Alemanha é muito organizado e inteligente, eles tentam reciclar o máximo possível dos lixos coletados. Os lixos são separados pelos próprios moradores, isso resulta em eficiência, economia de tempo e dinheiro em comparação com a separação dele após a coleta. Os lixos aqui, assim como no Brasil têm dia e hora para serem recolhidos, porém isso acaba demorando muito. O caminhão destinado a pegar os lixos com os plásticos e papéis passam uma ou duas vezes no mês, somente o lixo do latão preto é mais frequente. Vamos aos detalhes:

Lixo amarelo (Gelbe Sacke): Este lixo é reservado para as caixas de leite, embalagens de iogurte, latas de produtos enlatados e embalagens de plásticos em geral. Ele é um saco amarelo do tamanho dos sacos de lixo do Brasil. Este saco pode ser comprado ou adquirido gratuitamente nas prefeituras (Rathaus) das cidades (o fato de ser também fornecido gratuitamente já incentiva o pessoal a colaborar).

Lixo azul (Papier): Nos prédios há normalmente lixeiras de cor azul onde são depositados todos os papéis e os papelões (diferente do lixo amarelo que é cada um na sua casa). Se não tiver nos prédios eles também podem ser encontrados nas ruas (em lugares estratégicos).

Vidros (Glas): Também há lixeiras especiais para os vidros (esse é um pouco mais cheio de “potocas”) pois são separados pelas cores. Tonel verde (garrafas verde, pretas e azuis), tonel marrom (garrafas de mesma cor do tonel) e por fim tonel branco (vidros de mesma cor deste tonel) o que for de outra cor (se é que existe) não explica onde colocar. Os tonéis ficam nas ruas para que possamos levar nossos vidros até lá (podendo também existir esses tonéis nas garagens dos maiores prédios). Toda essa história de cada cor no seu tonel é simplesmente pelo motivo de que se todas as garrafas fossem depositadas no mesmo tonel, ao reciclá-las teríamos somente garrafas de cor marrom. Outra saída é levar nos supermercados e depositar em máquinas de coletas que te restituem o valor em dinheiro ou em vale para gastar no próprio mercado (isso porque ao comprar cerveja, água ou refrigerante temos que pagar pela garrafa, mas ao devolver no mercado eles devolvem seu dinheiro). No supermercado a mercadoria sempre terá dois valores, o valor do produto e o da garrafa.

Lixo do banheiro: Dificilmente aqui na Alemanha vamos encontrar em lugares públicos uma cesta de lixo no banheiro, simplesmente porque aqui eles depositam os papéis diretos no vaso. Nas casas, devemos ter para que possamos descartar fraldas e absorventes.

Pilhas e baterias: Pilhas e baterias descarregadas ou estragadas podem ser entregues nos supermercados.

Lixo orgânico (Biotonne): Neste colocamos frutas, vegetais, plantas e carnes. O ideal é utilizar a maior parte desse lixo para adubo, mas se não temos o que adubar colocamos nas latas de lixo apropriadas (cor marrom).

Lixo preto (Restabfall): É o lixo que se coloca as coisas que não se enquadram nessas categorias.

Roupas e sapatos (Kleider und Schuhe): Aqui existe um sistema bem legal de doações de roupas usadas, na verdade tu te desfaz das roupas, mas sem jogá-las no lixo. Pela cidade ficam espalhados uma espécie de “guarda roupas de metal” para quando uma roupa ou um sapato não servir mais, e não tiver para quem dar, ao invés de colocar no lixo basta ir nesses “guarda roupas” ao ar livre e colocar suas roupas usadas lá. As pessoas que quiserem, passam lá e pegam uma roupa (detalhe que não vemos exagero ao pegarem as roupas, no máximo pegam umas 2 peças, pois creio que o pensamento siga no fato de que sempre há um mais necessitado, que precise de mais).

 Descarte de móveis: Esse é bem interessante e vai ser o próximo post do blog para fecharmos essa parte de lixo.

 #fica a dica: Segundo especialistas o básico para redução de lixo tem dois conceitos: evitar a produção de lixo e reciclar.
Devemos também (nós os consumidores) mudar a nossa atitude, comprar produtos com menos embalagens, assim as empresas iriam reduzí-las. Devemos levar as nossas sacolas para os supermercados, a fim de reduzir os sacos de lixo em casa. Já pensou se usarmos o nosso próprio copo no escritório, menos copos de plástico serão usados e descartados.

4 comentários:

  1. Mas quanta informação! heuheueheu
    Adorei o post e queremos mais! Senti falta das histórias de vocês, de como vocês estão fazendo pra separar os lixos, o que acharam quando viram pela primeira vez...afinal esse blog é pros familiares (eu), amigos e conhecidos de vocês. :) heuheuehu

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Qual o motivo de se trancar as lixeiras e o lixo, na Alemanha?

    ResponderExcluir
  3. Olá, me mudei há pouco tempo para Berlin e estou em dúvida de onde colocar as tampinhas de garrafa de metal?

    ResponderExcluir